Sexta, 20 Outubro 2023 10:52

Um toque de amor: campanha de conscientização sobre o câncer de mama é realizada na Prati-Donaduzzi

Outubro Rosa 2023.jpg

Algumas mulheres encontram desafios ao detectar nódulos pequenos, caroços e alterações nas mamas, uma vez que essas anormalidades podem ser difíceis de serem identificadas por meio do autoexame, como ocorreu com Lisete Maria Franzen. "Receber o diagnóstico de câncer de mama foi uma experiência assustadora. Não apresentei qualquer sintoma, e o problema era imperceptível ao toque. A descoberta ocorreu após eu fazer uma mamografia de rotina em outubro de 2021", relata a colaboradora da Prati-Donaduzzi.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, são estimados 73.610 novos diagnósticos de câncer no Brasil para o ano de 2023, com uma taxa projetada de 66,54 casos para cada 100 mil mulheres. Além disso, o câncer de mama é a principal causa de óbito por câncer entre o público feminino no país, apresentando as taxas mais altas de incidência e mortalidade nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Lisete teve que passar por um tratamento que envolveu sessões de radioterapia, quimioterapia e cirurgia, e ela compartilha sua experiência na luta contra a doença. "Não é uma jornada fácil, pois envolve preparo psicológico para lidar com as situações, desde o medo da descoberta da doença até os efeitos colaterais, incluindo a queda de cabelo. No entanto, é importante lembrar que isso é apenas uma fase pela qual precisamos passar. A doença me fez perceber que as relações que construímos ao longo da vida, seja na família, com amigos ou no trabalho, são as que dão força nos momentos difíceis, e o apoio que tive na empresa foi fator determinante para me sentir acolhida”, enfatiza.

Autocuidado com a saúde da mulher

Durante a campanha Outubro Rosa, a indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi organizou diversas atividades de conscientização para as colaboradoras com palestras sobre cuidados com a alimentação na prevenção do câncer de mama. A Unimed Costa Oeste disponibilizou um ônibus da saúde, onde foram oferecidas orientações posturais, medição da pressão arterial e sessões interativas com psicólogas. A cada ano, a indústria farmacêutica agenda exames preventivos e mamografias para suas colaboradoras.

"Somos uma empresa comprometida, cuja missão é cuidar das pessoas, promovendo saúde e bem-estar. Por esse motivo, estamos envolvidos na tarefa de informar e incentivar tanto nossas colaboradoras quanto a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce como a forma mais eficiente de combater a doença. Durante todo este mês, estamos compartilhando informações e destacando a necessidade de prevenção, especialmente entre as mulheres, uma vez que atualmente a maioria dos colaboradores da Prati-Donaduzzi é composta por elas", contou Jonathan Calgaro Presa, enfermeiro de Saúde Ocupacional da Prati-Donaduzzi.