Terça, 28 Março 2023 11:18

Prati-Donaduzzi eterniza histórias de pioneiros através do apoio ao documentário Memórias de Toledo

Memórias de Toledo.jpg

Em 27 de março de 1946 os primeiros moradores gaúchos chegaram em Toledo e instalaram-se em um acampamento, iniciando a construção das primeiras casas. A cidade, localizada na região oeste do Paraná com solo fértil e plano, tornou-se um dos maiores produtores de grãos do Estado e a Capital do Agronegócio. Nessa trajetória, muitas pessoas ajudaram na construção da história do município.

Para homenagear personalidades que contribuíram para o crescimento e a evolução ao longo destes 70 anos de Toledo, surgiu a ideia do documentário Memórias de Toledo, patrocinado pela Prati-Donaduzzi por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O lançamento ocorreu no último domingo (26), no Teatro Municipal de Toledo, e contou com a presença de autoridades, pioneiros e seus familiares.

“Fazer parte desse projeto é resgatar as nossas raízes e compreender quem somos. A Prati-Donaduzzi é uma empresa que valoriza a cultura do Brasil, mas principalmente de Toledo. Além disso, podemos proporcionar entretenimento e educação por meio da arte, melhorando a qualidade de vida das pessoas e estimular outras gerações”, ressaltou o diretor de marketing e prescrição médica da Prati-Donaduzzi, Edilson Bianqui.

O documentário foi produzido pela L’avant Filmes, a pré-produção contou com 36 entrevistas, 20 dias de gravação e 90 de edição do material, totalizando um ano até a execução final do projeto. A sócia-fundadora da Prati-Donaduzzi, Carmen Donaduzzi, foi uma das personagens que construiu o seu legado na saúde toledana. “Eu já conheci vários lugares do mundo, voltar para Toledo é voltar pra casa. Uma cidade maravilhosa que tem um povo acolhedor. A relação da Prati-Donaduzzi com Toledo é muito profunda, já criamos raízes neste lugar. Carregamos conosco o compromisso de gerar empregos e melhorar a vidas de pessoas que nos rodeiam”.

De acordo com o produtor do Memórias de Toledo, Murilo Genehr, o apoio da indústria farmacêutica paranaense é fundamental e mostra como a empresa se preocupa com a cultura local e o desenvolvimento do munícipio.  “A ideia surge quando se percebe que o cinema também pode contribuir como uma forma de resgate histórico. Os museus e os livros fazem um trabalho incrível dentro das suas respectivas formas, especialmente em Toledo, que tem tanto material e um zelo que não se encontra em qualquer lugar. O documentário vem para agregar tudo isso, trazendo histórias do ponto de vista dos próprios pioneiros”, diz Genehr.

Curso de Cinema

A L’avant Filmes com apoio da Prati-Donaduzzi, realizou no mês de março o Curso de Cinema gratuito, na Casa da Cultura de Toledo e no Colégio Jardim Porto Alegre. Durante os encontros, os alunos participaram de oficinas de roteiro audiovisual, direção de fotografia e de cinema. O principal objetivo foi trazer conhecimento sobre o universo audiovisual, bem como formar novos profissionais no ramo cinematográfico.

SOBRE A PRATI-DONADUZZI

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 5 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasil.