Segunda, 26 Abril 2021 11:36

Hipertensão Arterial: mais de 30% dos brasileiros são afetados pela doença

Arterial.jpg

A prevenção, identificação e o tratamento precoce são importantes aliadas para reduzir a mortalidade por causas cardiovasculares. Foto: Igor Baggio.

O coração é um dos principais órgãos do ser humano, que merece atenção e cuidado. Com o objetivo de levar informação para a população foi criado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. Celebrada nesta segunda-feira (26) a data tem o intuito conscientizar os brasileiros sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e do tratamento correto.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 35% dos brasileiros convivem com a doença, que ainda, é responsável por mais de dez milhões de mortes por ano no mundo.

A prevenção, identificação e o tratamento precoce são importantes aliadas para reduzir a mortalidade por causas cardiovasculares. Segundo o médico convidado pela Indústria Farmacêutica Prati-Donaduzzi, Dr. Eduardo Motti, a hipertensão pode acometer desde crianças até pessoas mais idosas.

“A hipertensão arterial é conhecida por ser silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas por muito tempo, até que surjam as complicações para o coração, os rins, olhos ou o sistema nervoso. É muito importante aferir a pressão arterial desde a infância, para fazer o diagnóstico o mais cedo possível”.

Cuidados

A hipertensão pode estar relacionada a 80% dos casos de acidente vascular cerebral (AVC) e 60% dos casos de infarto agudo do miocárdio (IAM). Manter uma rotina com uma alimentação mais saudável e praticar exercícios físicos são pontos importantes para controlar a pressão alta. Os medicamentos disponíveis contribuem para o controle da doença, mas devem sempre ser indicados por profissionais médicos.

“Algumas pessoas são mais sensíveis ao sal que outras e nessas o uso excessivo eleva a pressão arterial, mas de qualquer modo, a redução na ingestão leva à melhora da hipertensão. Também, uma vez feito o diagnóstico de hipertensão arterial e evidenciada a necessidade de medicação anti-hipertensiva, esta deve ser tomada continuamente”, destaca Motti.

Confira algumas recomendações de como evitar a hipertensão em tempos de pandemia:

- Evite fumar e o uso excessivo de álcool;

- Inicie ou mantenha uma dieta balanceada aliada com atividades físicas;

- Meditação, ioga e outras técnicas de relaxamento também ajudam a reduzir a ansiedade e manter a PA em níveis controlados;

- Para quem utiliza medicação é extremamente importante realizar o tratamento continuamente.

*Este conteúdo é elaborado pela indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, com o objetivo de levar mais informações sobre saúde à população. A empresa também oferece para médicos, de forma exclusiva, o acesso a conteúdos sobre diversas patologias, entre outros materiais no website: https://www.evolucaoparavida.com.br/.

SOBRE A PRATI-DONADUZZI

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz, aproximadamente 12 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,5 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica.

Ler 808 vezes Última modificação em Segunda, 26 Abril 2021 11:43