Quinta, 16 Fevereiro 2023 10:15

Dia do Esportista: Prati-Donaduzzi promove a inclusão social e transforma vidas através do esporte

Dia do Esportista.jpg

Ele tem o poder de transformar vidas, ativar os hormônios como adrenalina, serotonina e endorfina. Além de fortalecer ossos e músculos, melhora a concentração e a coordenação motora. De acordo com alguns historiadores, o esporte surgiu a partir dos povos primitivos, no qual eles praticavam esportes para agradar deuses e competirem entre si. Neste sábado (19), é comemorado o Dia Mundial do Esportista, para celebrar esta data, a Prati-Donaduzzi evidencia sua participação social ativa no esporte toledano.

O Brasil é considerado como o país mais sedentário da América Latina e ocupa a quinta posição no ranking mundial, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). E para contribuir com diminuição deste índice, e promover saúde e bem-estar, o laboratório farmacêutico paranaense tem apoiado projetos pela Lei de Incentivos Fiscais ao Esporte. Um deles é o Mais Vôlei, que recebe os recursos há 7 anos e atende cerca de 400 alunos por ano.

O técnico do Mais Vôlei, Marcos Alexandre Guez Assunção conta que por meio deste patrocínio é possível proporcionar o aumento da oferta do voleibol, inclusive em locais com pouca oferta de atividade física no município. “Conseguimos alcançar o patamar de um dos maiores projetos de voleibol no estado do Paraná, podemos visualizar isso através das diversas conquistas de títulos e a formação de atletas de excelência, com participação em seleções estaduais e nacionais”, ressalta o treinador.

Novas parcerias

Contribuir para a formação de cidadãos críticos, participativos e transformadores de suas realidades, utilizando o esporte como ferramenta, são os objetivos da indústria farmacêutica paranaense.  Por esta razão, novas parcerias foram feitas, entre elas, o Empoderamento com afeto futsal e futebol feminino, Associação dos Amigos do Badminton de Toledo, a Associação Cultural e Esportiva de Futsal e Futebol de Toledo – Aceffut e a Prova 24 horas Torao Takada.

“Nós da Prati-Donaduzzi temos a missão diária de levar saúde para as pessoas, cuidado que vai além da produção de medicamentos de qualidade. Nosso propósito é aliar valores ao esporte e mostrar às crianças e aos adolescentes a importância do trabalho em grupo, do respeito, da disciplina e da responsabilidade. Acreditamos que o esporte tem o poder de transformar vidas, contribuindo na formação de valores éticos e morais do ser humano. Estamos felizes em ampliar o acesso ao esporte de forma gratuita, bem como formar novos atletas profissionais”, enfatiza o gerente de Marketing da empresa, Lucas Angnes.

Combate ao sedentarismo

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, cerca de 47% dos brasileiros são sedentários. Entre os jovens o número é maior e ainda mais alarmante: 84%. O treinador conta como o projeto tem contribuído para fazer a diferença na vida dos atletas.  “O Mais Vôlei busca contribuir no combate ao sedentarismo através da oferta da pratica esportiva saudável e regular, no nosso caso o voleibol. Nossa oferta é realizada em locais de pouca oferta de atividade física, sendo assim um agente de combate a inatividade física”. Ele destaca os benefícios do esporte. “A prática esportiva ajuda na saúde física e mental, no desenvolvimento de aspectos físicos, valores cognitivos e sociais, que são elementos inerentes para a evolução dos praticantes e a formação integral do cidadão”, conclui, Marcos Alexandre Guez Assunção.

SOBRE A PRATI-DONADUZZI

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,8 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasil.