Quarta, 24 Agosto 2022 13:41

Agosto Lilás: mais de mil mulheres receberam apoio do Programa Magnólias da Prati-Donaduzzi

Agosto Lilás.jpg

É uma batalha constante e invisível. Você pode até não perceber, mas, enquanto lê esse texto, a cada uma hora, 100 mulheres sofrem algum tipo de violência no Brasil, de acordo com o 15º Anuário de Segurança Pública. Podendo ocorrer no âmbito doméstico ou intrafamiliar, incluindo violência física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral.

Por esta razão, a Campanha Agosto Lilás foi criada como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, para combater os casos de violência doméstica no país. Há três anos, a Prati-Donaduzzi conta com o programa Magnólias em Ação promovido pelo setor de Responsabilidade Social da empresa. A programação consiste no suporte e acompanhamento individualizado para as colaboradoras, além das rodas de conversas e palestras sobre diversos temas.

“Os encontros acontecem a cada dois meses, trabalhamos com a autoestima, bem-estar, empoderamento feminino e o amor próprio dessas mulheres. O nosso foco é fortalecer, amparar, acolher e trazer orientações, e também atuamos como rede de apoio caso ocorra a violência”, explica a supervisora de Responsabilidade Social da farmacêutica, Maria Rita Pozzebon.

A Diretora Técnica das Transportadoras Prati-Donaduzzi, Elaine Terron Cluchite participou do projeto e conta que através do Magnólias em Ação teve oportunidade de interagir com outras mulheres. “Quando vi o informativo das palestras sobre violência contra a mulher senti uma enorme necessidade de sair da minha zona de conforto e conhecer a realidade de outras mulheres, a violência está mais próxima do que pensamos, e muitas vezes ocorre com nossas colegas de trabalho. Considero que o programa é uma quebra de tabus e quanto mais nos unirmos, mais seremos fortes e corajosas”, diz.

Apoio a comunidade

O Brasil é o 5º entre os países com as maiores taxas de violência doméstica contra mulheres. Entre os fatores que influenciam para mulher não denunciar o autor da violência doméstica estão: o medo da retaliação, juntamente com a dependência financeira e psicológica do autor da violência.

Em Toledo, a população feminina conta com apoio dos CREAS, para fazer o acompanhamento por meio do PAEFI (Programa de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos). Também há outros serviços no município que atendem demandas destas mulheres, como os Núcleos de Prática Jurídica das universidades (FAG, UNIPAR, PUC) e o NUMAPE (Núcleo Maria da Penha), da UNIOESTE, que realizam atendimentos com suporte jurídico às vítimas.

A Secretaria de Políticas para Mulheres, Jennifer Thays Chagas Teixeira, ressalta a importância de falar sobre a campanha Agosto Lilás. “É um mês de luta, que traz à tona várias interfaces dos direitos que as mulheres conquistaram ao longo da história. A mais marcante, e portanto mais conhecida no Brasil, é a Lei Maria da Penha, que celebrou seus 16 anos em 07 de agosto de 2022. Este ano, a mensagem que queremos deixar é que "a violência contra a mulher não tem desculpa, tem lei", e essa lei deve ser cumprida”, enfatiza.

SOBRE A PRATI-DONADUZZI

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,8 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasil.

Ler 555 vezes Última modificação em Quarta, 24 Agosto 2022 14:18