Quinta, 07 Novembro 2019 11:38

Teste sobre dominância cerebral para mamães marca encerramento de turma do Gestação Segura

Gestação Segura__Encerramento  (3).jpg

As gestantes receberam certificados de conclusão do treinamento. Foto: Jéssica Dona.

Mais de 50 gestantes, todas colaboradoras da Prati-Donaduzzi, participaram na terça-feira (05), do módulo de encerramento de mais uma turma do Programa Gestação Segura. Com o tema ‘gestação x legado’, o momento permitiu que elas entendessem mais sobre o que é legado e a realizarem um teste de dominância cerebral.

O teste foi aplicado pela supervisora de Responsabilidade Social, Maria Rita Pozzebon, que conduziu as gestantes a identificarem se o perfil de dominância se encaixava como mãe águia, gato, tubarão ou lobo. Ou seja, perguntas autorreflexivas que ajudaram a definir se serão mães tranquilas ou mais rigorosas na criação dos filhos. Entre elas: O que é ser uma boa mãe e que tipo de mãe serão, na opinião delas.

A descoberta do perfil de cada uma das participantes deu o tom do debate sobre o legado na vida das pessoas.

“Uma mãe sempre será lembrada muito mais por suas atitudes do que por seus conselhos. Nossos filhos são legados que deixamos no mundo, por isso, precisamos sempre trabalhar o autoconhecimento, a autoconfiança, e a autoestima deles”, explicou Maria Rita.

Papel de mãe

Em um segundo momento de conversa, a técnica de enfermagem da Centralpack Embalagens, empresa do Grupo Prati, Eliana Massola, trouxe uma abordagem sobre o papel da mãe no processo de educação dos filhos. Do quanto viver cada fase é essencial e os desafios desde o período da gestação até quando se tornam adultos. Também abordou a temática da musicalização e do quanto os sons são importantes para o bebê.

Eliana é instrutora do Programa há várias edições. Durante as atividades, ela procura passar um pouco de sua experiência de mãe às colegas. Segundo ela, precisou aprender a ser mãe sozinha. No máximo, pesquisando em revistas. “Precisamos criar memórias em nossos filhos. Temos que incentivá-los a brincar, ter vínculos com amigos, com nossa família, isso tudo faz parte do desenvolvimento deles” explica Eliana.

Gestação Segura__Encerramento  (1).jpg

Durante a conversa Eliana abordou a importância dos sons para o bebê. Foto: Jéssica Dona.

Participante do programa e colaboradora há 6 anos na empresa, Luana Mendes atua no setor de Contabilidade, ela está em sua primeira gestação e já escolheu o nome do filho. “Ele vai se chamar João Pedro e estou ansiosa por sua chegada. Tenho certeza que cada conteúdo que aprendi será aproveitado. Tinha inclusive, muitas dúvidas, as quais fiz questão de perguntar aos profissionais que conversaram conosco”.

Gestação Segura__Encerramento  (4).jpg

A colaboradora Luana Mendes participou do programa e está em sua primeira gestação. Foto: Jéssica Dona.

Gestação Segura

O Programa Gestação Segura é realizado há 14 anos pela indústria farmacêutica e já fez a diferença na vida de mais de 2 mil mulheres.  Em 2019 mais de 100 gestantes passaram pela capacitação. Recentemente a proposta foi reconhecida na categoria treinamento e desenvolvimento corporativo do Prêmio Bumerangue, promovido pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos, o Sindusfarma.

Dentro do Programa, durante aproximadamente dois meses, colaboradoras, esposas e até filhas de colaboradores aprendem sobre aleitamento materno, primeiros socorros, pré e pós-parto, emoções na gestação, entre outros temas. Tudo é organizado, a fim de proporcionar a elas, orientações para o momento que estão vivendo. Todas as participantes recebem no fim do curso um certificado de conclusão e após o nascimento da criança, a empresa fornece uma cesta natalidade com produtos para o bebê.

Amigas

Também participaram do momento, as integrantes do projeto Amigas do Bem Viver, elas cantaram para as colaboradoras. A iniciativa consiste em um grupo de voluntários e por pessoas que vivem ou viveram os obstáculos do diagnóstico do câncer.

Ler 2013 vezes Última modificação em Quinta, 07 Novembro 2019 13:47