Sexta, 16 Agosto 2019 08:36

Feira Recomeçar movimenta colaboradores da Prati-Donaduzzi

Feira Recomeçar (4).jpg

Entre os produtos comercializados tiveram cuias personalizadas, tapetes, filtro dos sonhos e porta-joias

A primeira edição da Feira Recomeçar movimentou os colaboradores da Prati-Donaduzzi na quarta-feira (14). Eles tiveram a possibilidade de conhecer e adquirir artigos artesanais confeccionados pelas detentas, da 20ª Subdivisão Policial de Toledo, atendidas pelo Programa Recomeçar. Entre os produtos, cuias personalizadas, tapetes, filtro dos sonhos e porta-joias.

O valor arrecadado com a venda das peças na Feira será revertido para compra de matérias-primas. “Foi a primeira edição, mas queremos com certeza realizar mais”, disse a assistente social do Conselho da Comunidade, Raíssa de Lima Bellé.

Segundo a assistente social, a parceria entre a farmacêutica e o Conselho da Comunidade é muito positiva.“O apoio da Prati-Donaduzzi é fundamental para o andamento das nossas atividades. A prova é esta Feira. A empresa abriu as portas para que pudéssemos comercializar os produtos. Estamos muito gratos”, disse.

“Apresentar o trabalho desenvolvido pelas detentas, através de uma Feira, é uma forma de mostrar, aos nossos colaboradores, o trabalho que a empresa desenvolve na comunidade e a preocupação que tem com as pessoas”, explicou a supervisora de Responsabilidade Social, Maria Rita Pozzebon.

Recomeçar

A empresa recebeu a Feira como parte das ações do Projeto Recomeçar, realizado por meio do setor de Responsabilidade Social da empresa desde 2010, em interface com o Fórum de Toledo e Conselho da Comunidade.

Prati-Donaduzzi_Feira-Recomeçar.jpg

O objetivo é oferecer capacitação com foco na reinserção social e no mercado de trabalho, visando reduzir a reincidência criminal das mulheres que cumprem pena na 20ª SDP. Atualmente, a unidade conta com aproximadamente 30 mulheres.

O trabalho da equipe da farmacêutica na unidade carcerária é realizado semanalmente. Toda quarta-feira, colaboradores da indústria vão até o local e promovem oficinas de língua portuguesa, noções de comunicação, pintura, crochê, manicure e pedicure, entre outras.

De acordo com Maria Rita as ações realizadas no Recomeçar proporcionam para as detentas a possibilidade de aprender algo. “Incentivamos a busca do conhecimento e aquisição de habilidades durante o período que cumprem a pena. A ideia é que aprendam algo, para que no momento da liberdade, estejam mais preparadas para voltar à sociedade”.

Reconhecimento

O projeto Recomeçar foi premiado diversas vezes com o Selo Sesi ODS a nível de Paraná o que evidencia a função social que cumpre na vida de muitas mulheres. Todas as ações são realizadas como forma de ensinar as detentas a realização de atividades que possam trazer retorno financeiro quando saírem do cárcere privado.

Ler 1898 vezes Última modificação em Sexta, 16 Agosto 2019 09:04