Sexta, 18 Novembro 2022 11:37

Palestra sobre canabidiol Prati-Donaduzzi reúne farmacêuticos do país no Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas

Pós-evento Congresso Farmácia.jpg

O II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas foi realizado nos dias 10 a 12 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR) e contou com a participação de milhares de profissionais das ciências correlatas à farmácia. Entre os grandes nomes da indústria brasileira e integrando a programação esteve a Prati-Donaduzzi – a maior produtora de medicamentos genéricos do Brasil. Além de apresentar o portfólio aos congressistas que visitaram a Expofarma (feira que compôs a programação do Congresso) também foi destaque com palestra sobre Canabidiol e a presença de 140 profissionais colaboradores.

A participação como expositora e aperfeiçoamento da equipe foram destaque na avaliação do Gerente Nacional do departamento de Prescrição Médica da Prati-Donaduzzi, Crhistopher Ferrari, o qual lembrou que a empresa cada vez mais se difunde como referência de indústria farmacêutica no mercado brasileiro, e parte disso vem da intensificação da marca e da qualificação de mão de obra nas áreas técnicas, em especial aquelas envolvidas no evento, tais como regulatória, controle de qualidade, pesquisa, desenvolvimento e inovação.

“A nossa atuação no evento vem de duas frentes, tanto na exposição da marca para o mercado farmacêutico nacional como para o aperfeiçoamento da equipe. Tivemos congressistas de todo Brasil visitando nosso estande, conhecendo nosso portfólio, entendendo nossos produtos e a nossa qualidade de produção. Sem dúvida, um saldo muito positivo no nível de exposição da marca junto aos formadores de opinião desta área”, destacou.

E a participação da equipe de colaboradores Prati-Donaduzzi na programação de palestras, mesas redondas e encontros técnicos também foi relevante no evento. “Quando conversamos com os colaboradores que participaram, nitidamente avaliamos um reconhecimento quanto à valorização da profissão”, pontuou Ferrari.

A valorização do profissional de farmácia e o contexto no cenário de saúde nacional também é relatado pela participante do congresso e colaboradora da Prati-Donaduzzi, Barbara Santos de Sousa, diretora do Sistema de Qualidade. “Importante que tenhamos profissionais cada vez mais preparados e informados daquilo que acontece no cenário público e privado, então, eventos como estes são uma oportunidade para levarmos a mesma mensagem e o conhecimento para todos os profissionais da categoria”, e acrescentou “conhecimento nunca se esgota”.

A Prati-Donaduzzi também colabora no aperfeiçoamento da equipe e o desenvolvimento industrial, ponto destacado pela Barbara, que descreveu a cooperação dos farmacêuticos como aspecto positivo na exploração da perspectiva que as indústrias e as farmácias têm perante a saúde. “Os farmacêuticos são basicamente a interface com o consumidor e nesses encontros temos a oportunidade de discutir a saúde, melhorar a acessibilidade e conversar sobre as tendências do setor. Quanto mais o farmacêutico tem conhecimento do que a indústria tem a oferecer, melhor para o consumidor e paciente final”, completa.

Palestra

O Congresso contou com aproximadamente 300 eventos técnicos durante a programação, sendo um dos assuntos de destaque no cenário brasileiro e dentro da área farmacêutica o uso do canabidiol. A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica que tem o primeiro canabidiol brasileiro aprovado pela Anvisa, levou ao Congresso o simpósio do gerente de Inovação, Pesquisa Clínica e Novos Negócios, Liberato Brum Junior, o qual tratou sobre “Os desafios da indústria farmacêutica no desenvolvimento de produtos à base de canabidiol”.

Liberato comenta que o assunto Canabidiol chama muita atenção no mercado e, como ele destaca, a Prati-Donaduzzi foi a primeira empresa do Brasil a chegar com esse produto nacional no mercado interno. “Trabalhamos desde 2014 na pesquisa e desenvolvimento do produto, realizando inclusive todos os estudos pré-clínicos e clínicos necessários para assegurar a sua segurança e eficácia terapêutica. Durante a palestra apresentei o caminho necessário para o desenvolvimento de um produto farmacêutico, bem como os estudos clínicos já realizados até o momento, demonstrando os diferenciais do produto da Prati Donaduzzi e sua importância para que o paciente tenha um produto com qualidade assegurada", relatou o palestrante, comentando que ainda há muita desinformação sobre o tema. A sala lotada durante a palestra comprovou o interesse dos profissionais farmacêuticos neste assunto, que vem de encontro à disseminação da informação correta e com propriedade sobre esse novo produto, de grande relevância para a comunidade científica.

A participante do Congresso, farmacêutica Rhaíssa Fernanda Daleffe Santos, esteve no simpósio do Dr. Liberato. Ela explica que a escolha da palestra foi motivada em virtude da relevância do tema. “O Canabidiol tem contribuído significativamente para a melhora da qualidade de vida de pacientes e familiares. Como farmacêutica, é extremamente importante ter conhecimento fundamentado sobre o produto que será dispensado aos pacientes, a fim de esclarecer possíveis dúvidas. E o palestrante Liberato fez uma abordagem completa do assunto de forma clara e objetiva. Me sinto orgulhosa em saber que temos colegas de profissão atuando na pesquisa clínica e inovação científica buscando sempre melhorar a qualidade de vida da população com produtos de alta eficácia e confiabilidade”, completou.

SOBRE A PRATI-DONADUZZI

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,8 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasil.