Segunda, 07 Agosto 2023 08:14

Prati Ideias: soluções inovadoras são reconhecidas e contribuem para a melhoria dos processos

Prati Ideias 2023.jpg

Como afirmou Albert Einstein, "a mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original". Com esse propósito, foi criado o Prati Ideias, um programa que visa estimular as ideias dos colaboradores da Prati-Donaduzzi. O objetivo do projeto é expandir o conhecimento dos participantes e envolvê-los numa causa comum, a fim de aumentar sua motivação e comprometimento na busca por soluções inovadoras.

As ideias apresentadas são premiadas em três categorias, sendo concedido um montante total de R$ 50.000,00 em prêmios em cada edição do programa. Os prêmios de alto impacto são distribuídos da seguinte maneira: R$ 20.000,00 para o 1º, R$ 10.000,00 para o 2º e R$ 8.000,00 para o 3º lugar. Na categoria de moderado impacto, os prêmios são de R$ 6.000,00 para o 1º e R$ 4.000,00 para o 2º lugar. Por fim, na categoria de leve impacto, o prêmio para o 1º lugar é de R$ 2.000,00.

A celebração trouxe uma alegria em dobro para Bruno de Souza Herdina e seus colegas, que conquistaram o primeiro lugar com o desenvolvimento de um fornecedor de reparo em placa sanduíche, e na segunda posição com a ideia da adaptação de PT100 na CP023. “A concepção inicial envolveu a adaptação de um sensor de temperatura e a criação de um fornecedor de serviços de reparo para impressoras PT100. A ideia surgiu com a necessidade de restaurar o funcionamento desses equipamentos em caso de falhas, resultando em economia de custos. Contar com o apoio da Prati é um diferencial significativo, pois nos estimula a participar ativamente do processo. Sabemos que muitas empresas não proporcionam essa abertura ao colaborador, e isso nos motiva e eleva a nossa autoestima”, enfatizou Bruno.

As concepções das ideias podem englobar uma variedade de fatores, abrangendo desde a criação de novos produtos, serviços e processos até melhorias em projetos já existentes. Para ingressar no programa, as equipes podem ser compostas por 1 a 8 colaboradores e devem contar com um patrocinador, que pode ser um gerente, diretor ou presidente. Após a implantação da ideia, é avaliada por uma auditoria, considerando fatores como custo, prazo, recursos necessários e o potencial de retorno financeiro para a empresa.

Conforme a sócia-fundadora da indústria farmacêutica, Carmen Donaduzzi, a empresa tem se empenhado cada vez mais em encontrar formas de reduzir despesas e elevar a qualidade dos produtos e serviços. “Desde sempre, tenho sido uma grande apoiadora deste programa, pois são nossos colaboradores que fazem parte do nosso dia a dia na indústria, atuando em suas diversas áreas. Eles possuem a habilidade de identificar aprimoramentos nos processos, contribuindo, assim, para a melhoria das condições de trabalho. Essa iniciativa é de valor inestimável e nos enche de satisfação ver cada colaborador comprometido em crescer lado a lado com a empresa.”

Luís Enrique Pitarello, responsável pelo departamento de Recursos Humanos da Prati-Donaduzzi, ressalta que o Prati Ideias vai além de simplesmente aprimorar os processos industriais. “É neste momento que esses profissionais têm a oportunidade de identificar formas para melhorar suas atividades. Além de receberem reconhecimento por meio de prêmios, o objetivo é reforçar de maneira contínua junto a esses colaboradores quão valorosas são suas contribuições”, concluiu.

Ler 429 vezes Última modificação em Segunda, 07 Agosto 2023 08:14