Quinta, 29 Junho 2023 08:05

Doação de sangue: um ato de amor que pode salvar até quatro vidas

Junho Vermelho.jpg

O sangue é considerado um tecido líquido fundamental que circula pelo corpo humano, desempenhando diversas funções vitais. Ele transporta o oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo, permitindo a respiração celular e o funcionamento adequado dos órgãos. Em alguns casos, a reposição dele é necessária, principalmente quando ocorre uma perda significativa de sangue, seja devido a traumas, cirurgias, complicações médicas ou condições de saúde que resultem em anemia grave, dentre outras situações.

Neste mês, a Prati-Donaduzzi reforçou o seu compromisso em ajudar o próximo, ao apoiar a campanha Junho Vermelho em parceria com o Hemepar de Toledo. Mesmo diante das baixas temperaturas, o frio não diminuiu o desejo dos colaboradores em praticar o bem ao próximo. O enfermeiro do trabalho saúde ocupacional da Prati-Donaduzzi, Jonathan Calgaro Presa, destaca a dedicação dos colaboradores nessa nobre causa.

“Somos conscientes das dificuldades enfrentadas pelos bancos de sangue, especialmente nesse período, e por isso enfatizamos a necessidade de uma doação contínua. É fundamental que as pessoas cultivem a cultura da doação, pois um dia podem precisar dela ou seus familiares e amigos. Queremos criar uma cultura de solidariedade, em que todos compreendam o impacto positivo que a doação de sangue pode ter na vida de outras pessoas”, enfatiza.

No Brasil, atualmente são coletadas cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano, o que corresponde a aproximadamente 1,8% da população realizando doações. O enfermeiro RT da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo, João Batista Vieira, explica que existem alguns obstáculos que impedem a prática da doação de sangue.

“Ainda há pessoas que enfrentam o medo de agulhas e acreditam que terão que doar sempre sangue de forma contínua. Além disso, existe o receio de ganhar peso e a crença de que a retirada de sangue fará falta ao próprio corpo, quando na verdade o organismo é capaz de produzi-lo novamente. Outros temem contrair doenças sexualmente transmissíveis, acreditam no mito de que o sangue se torna mais espesso ou mais diluído após a doação e têm medo de sentir dor. É importante ressaltar que a doação de sangue é um processo rápido e seguro, que não causa nenhum dano ao organismo”, ressaltou o profissional de saúde.

Natielle Pereira, que atua no Farma I da Prati-Donaduzzi, teve a experiência de realizar sua primeira doação de sangue. “Ao observar essa atitude, percebo que consigo auxiliar milhares de pessoas, especialmente aquelas que enfrentaram acidentes ou estão lidando com doenças que requerem transfusões. Essa iniciativa é de extrema importância, e muitas empresas, incluindo a Prati-Donaduzzi, adotam essa prática. No meio da correria diária, é fácil esquecer de exercer esse gesto de solidariedade, que é benéfico tanto para quem doa quanto para quem recebe", compartilhou.

Sobre a Prati-Donaduzzi

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais 5 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasil.