Terça, 30 Agosto 2022 13:57

Esclerose Múltipla: conheça mais sobre a doença que atinge o sistema nervoso

Esclerose Múltipla.jpg

De janeiro a dezembro, as campanhas de conscientização colorem o calendário da saúde, entre elas, o Agosto Laranja, que tem o intuito de abordar sobre a prevenção e o combate à esclerose múltipla. A intenção da campanha é chamar a atenção para a enfermidade que atinge cerca de 40 mil pessoas no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde.

Assim como muitas outras doenças, a EM é tratada pela comunidade com muito receio, aumentando o preconceito e o compartilhamento de informações falsas. Por esta razão, no Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (30), a indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi traz orientações sobre a doença que mais acomete pessoas entre 20 e 40 anos em todo o mundo.

Esclerose Múltipla é uma patologia autoimune crônica do sistema nervoso central, do cérebro e da medula espinhal, na qual há destruição do tecido protetor, chamado mielina, que envolve as fibras nervosas, impedindo ou alterando a transmissão das mensagens do cérebro para as diversas partes do corpo.

Os sintomas nem sempre são identificados na fase inicial, por isso é preciso redobrar mais ainda a atenção. Em alguns casos o paciente pode apresentar: fraqueza, transtornos visuais, tremores, sensação de rigidez dos membros, fadiga, problemas na fala, no intestino e alterações na bexiga. No entanto, esses sinais servem como um alerta, na dúvida agende uma consulta com um neurologista para confirmar o diagnóstico.

Qualidade de vida

Quanto mais cedo o tratamento é iniciado maior a chance de modificar o curso natural da doença em longo prazo, reduzindo o número de surtos clínicos, de lesões e de sequelas neurológicas. Não há tratamentos que curam as pessoas que têm o diagnóstico de esclerose múltipla, mas existem recursos, como medicamentos, fisioterapias, entre outros que ajudam os pacientes a se manterem produtivos e confortáveis.

SOBRE A PRATI-DONADUZZI

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,8 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasill.

Ler 573 vezes Última modificação em Terça, 30 Agosto 2022 14:01