Quinta, 26 Abril 2018 21:00

Projetos da Prati-Donaduzzi permitem contato de estudantes com a ciência e a robótica

Prati-Donaduzzi_robótica___.jpg

O encerramento das aulas de Robótica contou com um torneio de robôs

Cerca de 50 estudantes concluíram nas últimas semanas as atividades dos projetos Universo das Ciências e do curso de Robótica da Prati-Donaduzzi. As atividades permitem aos alunos o contato com a ciência das mais diversas formas, além da realização de trabalhos em equipe.

No encerramento do Universo das Ciências, os alunos que são orientados pela professora Michely Almeida, desenvolveram um projeto. A estudante Maria Luiza Tomiazzi conta com foi a experiência. “Nas aulas aprendemos sobre diversos conteúdos e um deles foi a reação das cores primárias e secundárias. O meu grupo gostou muito desse assunto e usamos essa experiência para mostrar as reações das cores aos nossos colegas no encerramento do curso”.

Já as aulas de Robótica são ministradas pelos professores Eduardo Garcia e Alvaro Ferreira Santiago que foram responsáveis por coordenar, no final das atividades, o torneio de robótica. “Eu gostei bastante, não sabia nada sobre programação e sensores e agora saio daqui com um conhecimento básico. Na competição ficamos ansiosos para ver se tudo sairia como programamos”, lembra o estudante Gabriel Pessatto.

Para o professor Eduardo Garcia o contato com a Robótica fortalece a criatividade. “Nossa missão enquanto professores é moldar o conhecimento do aluno, pois ele chega aqui com muita vontade de aprender. Nas aulas usamos muito a programação que nada mais é do que lógica e a criatividade foi um ponto muito importante que os alunos desenvolveram, pois precisaram dela para elaborar o robô final”, destaca.

O público-alvo dos projetos são estudantes do 5º ao 9º do ensino fundamental, que possuem vínculo com os colaboradores da empresa, comunidade ou ainda escolas públicas e privadas. As aulas acontecem em laboratórios com equipamentos específicos na Prati-Donaduzzi e os professores possuem formação acadêmica na área. O Universo das Ciências possui carga horária de 30 horas/aula, enquanto o Curso de Robótica acontece em 42 horas/aula.