Domingo, 13 Abril 2014 21:00

Pizzonia e Valdeno dividem vitórias no Sul

Stock Car-01.png

O paraibano Valdeno Brito e o amazonense Antonio Pizzonia dividiram as vitórias na estreia do formato de rodada dupla da Stock Car neste domingo em Santa Cruz do Sul. Enquanto Valdeno ganhou a segunda etapa do ano com facilidade, Pizzonia precisou encharcar o macacão de suor para sair do 11º lugar no grid para o degrau mais alto do pódio no complemento da programação. E com todos os requintes de dramaticidade: depois de escalar o pelotão, era o 4º na última volta e ganhou a ponta praticamente na linha de chegada. "Eu estava num bolo e nem sabia onde havia chegado. Perguntei pelo rádio e só ouvia a gritaria da equipe", comemorou o ex-piloto da Fórmula 1.

As duas corridas foram completamente diferentes. Na primeira, o pole Cacá Bueno foi logo superado pelo companheiro Daniel Serra, que no entanto acabaria com as chances comprometidas ao ser punido com uma passagem pelos boxes ao sair com o galão de combustível preso após o reabastecimento. Valdeno, segundo no grid, assumiu a ponta ao final da parada obrigatória e abriu uma enorme vantagem sobre os rivais.

A segunda foi a que levantou as arquibancadas do autódromo gaúcho. Pizzonia, 11º na corrida de abertura, chegou a ocupar a pole, mas foi demovido para a sexta fila com a revisão das imagens da chegada pelos comissários, que perceberam o erro da cronometragem e devolveram a pole a Allam Khodair - o sistema de grid invertido também estava sendo usado pela primeira vez. "Aconteceu, erraram, mas em outras vezes não usaram o mesmo critério. Acho que faz parte do aprendizado de todos", contemporizou Pizzonia.

A primeira vitória de Pizzonia na categoria parecia um sonho distante ao largar apenas em 20º na segunda etapa. "A equipe trabalhou muito bem e descobriu alguns problemas no carro que já vinham desde Interlagos. Mexemos no acerto e o carro melhorou muito. Além disso, fizemos uma estratégia conservadora, pensando também na segunda corrida. Por isso, trocamos três pneus e colocamos bastante combustível. Deu certo, porque os mais agressivos, que trocaram dois pneus ou apenas um e não reabasteceram, acabaram tendo problemas na segunda prova", explicou.

Foi também a primeira vitória da Prati-Mico's Racing em seu terceiro ano na principal categoria do automobilismo brasileiro. A equipe comandada pelo uruguaio Juan Carlos Lopez ainda somou pontos com o 14º lugar do paranaense Júlio Campos na abertura da programação. Na terceira etapa, no entanto, Campos abandonou com problemas no alternador que afetaram o funcionamento do câmbio. "Foi uma pena, porque eu estava quase ultrapassando o Pizzonia", lamentou.

O início da temporada marca uma profunda transformação na relação de forças da Stock Car. Historicamente dominada pelos pilotos da Região Sudeste, a categoria vê o crescimento dos representantes do Norte-Nordeste, já que a corrida inaugural do calendário foi vencida pelo estreante tocantinense Felipe Fraga, que neste domingo enfrentou uma série de problemas e largou dos boxes na corrida inicial. Valdeno lidera a classificação ao lado de Jimenez e Pizzonia ocupa a 5ª posição.

Ler 4301 vezes Última modificação em Quinta, 08 Mai 2014 10:30